sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

um filme - the shining - puzzle montado



mais de 15 anos depois de o ver, em que fiquei na mesma, resolvi revê-lo e tentar perceber/resolver de uma vez por todas o enigma do que afinal se passa no the overlook hotel.
foi um puzzle difícil de montar. tive que o ver 2 vezes, tive a ajuda do meu moleskine e no processo muitas teorias cairam por terra.

e o livro pouco ajuda porque kubrick desfez-lo completamente... e, lindo, mostra isso a stephen king. desfez o carocha vermelho dos torrance e mudou-o para amarelo... e tudo o resto... de terror físico passou aquele psicológico, que a gente até se arrepia.

stephen king, peguei no teu grande 'mustang' sem motor e artilhei-o todo 
pela 1ª e única vez li o livro de um filme e agora também posso dizer 'gostei mais do... filme'

para perceber the shining é preciso olhar e ver, ouvir e escutar. kubrick apresenta-nos o filme exactamente em sintonia com a história: modo 'only people who shine can see', porque todo o filme é uma ilusão.
o que se segue, e embora recomende que vejam o filme sem ler isto, é para aqueles que como eu não percebiam, os que simplesmente querem saber (e atenção não quer dizer que eu esteja certo, embora acho que consegui responder a (quase) todas as perguntas. quase, porque me parece que existe ainda uma big picture que não consigo decifrar) ou aqueles que  por não o perceberem, acharem que o filme não presta.

é um pouco dificil de explica-lo, porque é tão cheio de pormenores, detalhes, músicas, cores, realização e provas que o que vou fazer é escrever por ai a fora e vou deixar muita coisa de lado...
por isso atenção, a partir daqui


the shining começa com jack a conduzir em direcção ao the overlook hotel. passados alguns segundos no genérico inicial, aparece uma sombra de um helicóptero como um erro de continuidade. óbvio e grande demais para não se ver e logo ao início. não tem interferência na história mas depois de me aperceber o que se segue no decorrer do filme não posso deixar de pensar que com esta cena talvez kubrick tenha feito de propósito e ilude-nos mesmo debaixo do nosso nariz, como querendo dizer que o que se passa a seguir vocês decidem o que é: erros ou algo mais e até talvez a querer nos dizer para tomar-mos atenção porque existem 'erros'. quem decidir por erros está condenado a não perceber.


durante o filme, objectos mudam de lugar, posição, cor, aparecem no lugar de outros...cadeiras que se mexem, que de onde deduzi que significa que todos que possuem o shining têm um amigo 'imaginário' como tony é para danny. e que o de jack é o verdadeiro, atenção o verdadeiro charles grady (não delbert grady que ele vê. este é apenas uma visão de jack) que cometeu suicídio e por isso a cadeira junto a jack está sempre de pernas para o ar. mas não sei bem explicar isto.. 


este foi dos primeiros que vi. aqui kubrick foi mesmo descarado. não por isso... porque põe uma mulher nua á nossa frente e depois faz desaparecer um chuveiro do nada... mas como eu só vejo uma...


porta abre ao contrário...
... e quando saiem, o background é diferente. na realidade é a porta do lado direito que aparece logo a seguir  nesta cena que eles abrem

existe ainda um jogo de números que vão sempre aparecendo 12, 21, 24 e 42 que não consigo decifrar. por exemplo; os elevadores estão parados nos andares 2 e 1, a soma dos algarismos do quarto 237 é igual a 12, no zoom in final até à enigmática foto estão 2 velas por cima destas  de onde só se vê uma sombra (2 e 1)... e por ai fora. encontrem-nos... estão sempre a aparecer e a serem mencionados 

21 sempre a aparecer: 21 fotos e até aqui, 2 velas 1 sombra

um aparte. conheci kubrick nos anos 90 aquando a morte dele e veio à baila a possibilidade de ter sido ele a filmar a falsa 1ª aterragem na lua em 69 pelo apollo 11. nessa altura ele 'refugiou-se', fugiu, com medo do fbi ou dos corredores do poder a qual teve acesso, ou ficou farto dos states, chamem-lhe o que quiserem, em UK e por lá ficou for ever and ever. como era um senhor reservado, nunca deu entrevistas (talvez por receio do que lhe perguntassem?), não me parece que fosse narcisista a ponto de pôr aqui do nada esta camisola. sou capaz mais de acreditar que imortalizou a sua resposta...

mas comecemos por onde a minha ‘busca’ se iniciou: (e atenção que é tudo uma ilusão)

isto não pode estar errado
(qualquer coisa que achem que não parece bem no filme, por mais parva que seja tem uma resposta algures  e pode responder a muito)


na conversa entre hallorann e wendy, ele pergunta qual a alcunha dela: 'are you a winnie or a freddie?' e depois 'adivinha' a alcunha de danny, doc!? e logo a seguir não sabe qual o sabor preferido de danny!
quer então dizer que ele não lê mentes.
logo também não reconhece quem tem o shining. então quem faz contacto com quem na dispensa é danny para ele e não o contrário. 

prova: no fim não tinha ido ao encontro da morte porque sabia que jack estava ali pronto para o matar.

pormenor: a câmera mostra que é danny que começa o shining e aparece a música comum.
portanto a resposta de que ele ouviu (fora de alcance) alguém chamar doc a danny é verdadeira. ele disse a verdade. logo temos que o seguir.
ele ouve fora de alcance e não lê mentes.


continuemos daqui and something will shine:

ullman também têm o shining!
temos que olhar para a personagem hallorann como sincera, para além de ser o herói da história; é ele que salva wendy de morte quase certa e leva o snowcat onde danny e wendy fogem. e para nós também, porque se seguirmos o que ele diz encontramos o caminho. e aqui está outra ilusão de kubrick que ajuda a perceber o significado do filme e da foto final; nós nunca acreditamos no que  hallorann nos diz e acreditamos no que jack mostra. e isso confunde-nos. no filme é sempre o inverso, as palavras e os espelhos (pista, para as últimas palavras (gritos) de jack no fim)...
é a dualidade, as escolhas que se podem fazer no imenso labirinto. já agora, o hotel também está desenhado para ser um labirinto, cheio de 'caminhos sem saída' como portas improváveis que vão dar por exemplo mesmo a meio de escadas e isto não é nada: em cada cena do hotel existem mesmo portas que não fazem sentido, por exemplo depois de estarmos no 237 aprecebemos-nos que é um quarto giganteso e no corredor existe uma porta improvável de existir, o mesmo com o quarto dos terrence... ainda nesse quarto existem janelas em cada divisão! como se danny foge pela janela da casa-de-banho que é a janela que está na fachada do hotel... o hotel que por dentro é feito de cantos de 45º mas por fora não... 


mas hallorann nunca mente. a conversa que ele tem com danny é toda verdadeira e quando pensamos que ele está a mentir ele está mesmo a dizer a verdade. nem sequer mente por simpatia; ele diz que não tem medo do overlook hotel é porque não tem. que não há nada de errado no 237; é porque não há. e ele possui o shining e está no hotel à vários anos e nunca viu nada. as expressões dele não são de quem está a mentir ou a tentar esconder ou proteger, são de surpresa ao que danny lhe pergunta. quando ele pergunta a danny se tony lhe mostrou alguma coisa sobre o overlook hotel é devido à história de charles grady e danny está a fazer-lhe perguntas estranhas.

logo, quando hallorann telefona a larry e diz que ullman lhe telefonou e lhe disse o que se estava a passar no hotel é porque também é verdade. ullman também recebeu as imagens de jack e telefonou a hallorann.

TANK YOU FOR HALLORANN MR KUBRICK


shining: o poder

a frase mais importante do filme:
hallorann – …but there are other folks, though mostly they don't know it, or don't believe it.’

quase todos os personagens possuem o shining.
o poder the shining tem vários níveis e existe um arco entre as personagens de caracteristicas comuns e outras que demonstram o nível pessoal:

Jack - mover objectos, projectar imagens noutros que possuem o shining (outra espécie de telepatia), ouvir coisas fora do alcance, premonição... 

Danny - telepatia, ver o futuro, ouvir coisas fora do alcance, premonição...

Dick Hallorann - telepatia, ouvir coisas fora de alcance...

Wendy - só no fim vê algumas personagens que interagem com ela uma imagem de cadáveres que jack projecta para a assustar. esta visão é importantíssima porque é claramente falsa. a existirem cadáveres não estariam sentados nas cadeiras. foi claramente produzida por jack para a assustar.

Ullman - recebe as imagens projectadas por jack quando este entra no 237 mas não deve saber. a tradução do shining de ullman deve ser de presentimentos.

mover objectos é uma caracteristica para perceber quem possui o shining, porque faz parte do 'poder'. e sim, não são só danny e hallorann que o  possuem. eles são os únicos que sabem que o têm. o poder de jack vai evoluindo, começa por ser inconsciente, passa pelos sonhos, e depois 'controla-o' através das visões que tem. de todos jack possui o shining mais poderoso mas está camuflado para nós, pelas visões, pela bebida, que é verdadeira porque consegue mover coisas e a trouxe até ele mas que lhe é dada por lloyd; uma visão (é assim que ele 'não’ controla o shining dele, com visões) entre o sonho e o ele entrar no 237 e pela febre da cabana de que ele realmente começa a sofrer após o primeiro mês no hotel.

bottom line: jack possui o shining e começa a sofrer com a febre da cabana.

e já agora, lloyd tem um ar DIABÓLICO e aparece, vestido de vermelho precisamente quando jack diz que daria a própria alma por uma cerveja... quando ele decide ir pelo lado errado na sua vida, voltar a beber. isso e outras provas no filme, como o vermelho e o azul, faz parecer que o filme é uma guerra entre o bem e o mal. por exemplo: na versão do labirinto de jack encontramos duas cruzes; uma delas ao contrário. e se olharmos com mais atenção descobre-se coisas fantásticas nesse labirinto; mesmo no centro o jogo de luzes e sombras fazem 3x o número 4 (12), como uma daquelas imagens de ilusão optica continua; conseguimos ver um X desenhando partindo dos 4 vertices do labirinto e um I usando o centro do labirinto; e AINDA MAIS; é possivel ver 2 pirâmides, alusão aos indios!  mas aqui entramos no campo de dar um significado ao filme e isso vamos deixar de lado... mas não é simplesmente uma história de terror... tem mesmo um significado maior.


ok coisas mexem-se, mudam de lugar... porque não são fantasmas do hotel?

kubrick ilude-nos durante o filme todo usando a história dos índios e do massacre de charles grady e somos iludidos que o hotel está apinhado e com lotação esgotada de fantasmas.

danny – remember what MR HALLORANN SAID. it's just like pictures in a book, danny. it isn't real

não existem fantasmas.

prova: estas coisas acontecem também fora do hotel. a planta do labirinto muda de lugar, o quadro no quarto em casa de hallorann desaparece, autocolantes na porta em casa de danny desaparecem, o telefone, cadeira, uma pasta azul e um simbolo na parede mexem-se na 'esquadra' e por ai fora...





as visões iniciais de danny começam em casa. ele tem uma premonição de um banho de sangue; um REDRUM e das gémeas. essas imagens são projectadas por jack porque ele teve acesso ao hotel logo após a entrevista quando bill watson o leva a conhecer o hotel como ullman pediu mas que nós não vemos. ullman pediu a watson que o levasse a conhecer o hotel, logo foi isso que aconteceu ‘it´s a beautiful place. you and danny gonna love it’; viu os elevadores e aquele misterioso livro (mr. grady. you were the caretaker here. i recognize ya. i saw your picture in the newspapers) que está junto a ele que deve ter fotos de quem lá esteve e a história do hotel e é quando essa volta acontece, antes do telefonema que danny recebe as imagens. e não foi tony que lhe mostrou porque tony disse-lhe um categórico NÃO.

portanto não é o hotel.

logo são as personagens que mexem os objectos e enviam imagens aos outros. isso é o shining.
então se não existem fantasmas quem abre a porta a jack na dispensa é ele mesmo.

prova: delbert grady não existe. a existir seria charles grady. 

pormenor:  sempre que jack está a falar com alguém ou tem visões há sempre um espelho. ele está a falar com ele mesmo. no bar ele olha directamente para a câmera e na casa de banho vê-se claramente que ele nunca olha para grady: é para o espelho.

logo foi ele que trouxe a bebida até ele e sendo assim, uma vez que consegue mover objectos e enviar imagens a outros é ele que a sonhar abre o 237, atira a bola a danny e o atrai para lá e o agride. depois  existem duas mulheres, de idade avançada. uma que jack está a ver e outra que projectou a danny e o convenceu que tinha sido a velhota arrepiante. danny (aliás tony, porque danny só volta mesmo no fim) está apenas a lembrar-se e está assustado. nós é que as estamos a ver ao mesmo tempo. e aqui surge então outra solução. quem chama por hallorann (e também por ullman) é jack e não danny para o(s) matar. se fosse danny teria pedido ajuda quando estava a ser atacado. para além de que danny nunca pede por ajuda a ninguém quando está em perigo. portanto não é ele.

nós também temos umas quantas premonições durante o filme:

danny no labirinto do hotel a andar no triciclo é como no final

jack a atirar a bola a parede é igual a deitar as portas abaixo com o machado
ainda não acreditam?  


jack marca o local onde vai matar hallorann e até está lá um boneco deitado

a versão do labirinto de jack têm coisas that only people who shine can see:

três 4 mesmo ao centro feito com o jogo de sombras, um enorme X, que também podem ser duas pirâmides
dois 2 de um lado X dois 5 do outro, duas cruzes.

sempre a dualidade. partindo do centro o labirinto é um espelho  na vertical e (quase) na horizontal 




e a foto final?
 


a explicação que encontro é:

vamos seguir a lógica e deitar por terra logo o óbvio;

jack não pode ser uma encarnação de grady. porque em 1970 eram ambos vivos.

jack nunca pôde ter estado no overlook hotel em 1921 e estar ali uma foto à vista de todos. ullman, dedicado, adora o hotel, conhece a sua história, de certeza que conhece cada canto e fotos e sabe de toda a gente que lá esteve hospedada ‘all the best people’. e  isso seria estupido. podia nunca ter visto a foto mas ela estaria ali, também a podia ter visto.

sendo assim o que a foto final é nova e mostra é que existe mesmo algo sobrenatural, mas não o que somos levados a pensar. mas sim que jack é o mal personificado e ficou no the overlook hotel forever and ever, and ever... exactamente como desejava. e como o mal mente (jack passa o filme a enganar-nos e à sua familia) a foto não é no overlook hotel, nem o ano é 1921 até porque aquela sala não existe no hotel e talvez seja no inferno, uma vez que jack tem a mão levantada identica à imagem do diabo nas cartas de tarot onde tem um pentagrama invertido neste caso jack tem um penso. 


OBRIGADO SR DE OLIVEIRA

é assim que eu vejo e isto é apenas uma short version de toda a explicação do filme. cada cena tem 10 detalhes, pormenores e provas, como a maquina de escrever que muda de cor, facas de posição, tapetes e sofás que desaparecem, é uma lista interminável, que nunca mais parava de escrever.


e o gigantesco puzzle é feito de vários outros puzzles; sobre as injustiças aos indios americanos, racismo e orgulho americano, cores da bandeira americana, que nos levam a um significado do filme que possa ser sobre de massacres ou até o fim do mundo... música,  cor, números; que quando se começa a ver um vê-se em todo o lado, 2 gemeas, 2 elevadores, as informação das horas 8 e 4... sempre a dar 12, 21, 24 e 42 (inversos, como num ESPELHO), espelhos que estão sempre presentes; por exemplo quando jack antes de entrar na gold room passa pelo corredor e refila sempre que passa ao lado de um espelho,

para concluir, kubrick fez o filme de terror mais assustador de sempre sem recorrer a barulhos sinístros, portas a ranger, luzes que não se acendem e ainda sem fantasmas.
brilhante.

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